Tilix

Sobre

A Tilix chegou até nós com uma clara intenção de se preparar para o futuro no setor de tecnologia financeira. Em um presente de constante mudança – nosso trabalho começou com a compreensão adequada do setor de produtos financeiros e contextualizando o produto atual da Tilix junto com sua visão para o futuro.​​​​​​​

Tudo na Tilix expressava organização, objetividade e capacidade de controle com uma mentalidade criativa. Nosso objetivo foi estabelecer a metáfora mais direta para viabilizar todo o potencial que o produto tem e garantir que eles estejam preparados para um cenário futuro de fintech em constante mudança, no qual a única certeza é: a moeda mais valiosa é o tempo.

Abordagem

Ao longo da fase de pesquisa do segmento entendemos muitas das coisas que tínhamos que evitar, principalmente a relação com dinheiro e finanças que facilmente levariam a metáforas visuais relacionadas ao que é comum no segmento, ou seja, usar símbolos relacionados a finanças, como dinheiro, moedas ou qualquer coisa literal.

Através de uma compreensão profunda do caminho a seguir, entendemos que a contribuição da Tilix para o setor financeiro não era simplesmente organizar contas e pagamentos – o caminho da Tilix é otimizar o tempo das pessoas por meio de uma organização financeira completa e simplificada – esse foi o principal insight para projetar Ícone do aplicativo Tilix: um relógio que gira para trás – a velocidade da animação do símbolo foi desenvolvida seguindo as proporções de movimento dos relógios analógicos.

Indústria
Serviços
Posicionamento de Marca
Identidade de Marca
Design Iconográfico
Linguagem das Ilustrações

Recolhendo as contas do seu e-mail e organizando-as por ordem de vencimento. Após o pagamento, você pode salvar o recibo para referência futura. E o futuro? Os assistentes financeiros com IA já são uma realidade, então a referência de código de barras desatualizada do símbolo da marca anterior não era mais capaz de representar o que a Tilix poderia fazer por seus clientes.

Logotipo

As primeiras explorações testaram a estética e a legibilidade de várias maneiras.
A personalidade do logotipo começou a parecer coesa quando iniciamos um jogo gráfico que explorava sinais matemáticos, usando um sinal “+” em forma de “t” minúsculo, que foi rapidamente alterado para um “T” maiúsculo após uma série de testes de leitura.

Contexto

Nosso trabalho para a Tilix tinha padrões claros a serem atendidos por meio do design; demos atenção especial a como a personalidade da marca se desenrolaria por meio dos pontos de contato digitais mais importantes da marca: ícone do aplicativo, tela de carregamento, iconografia personalizada e ilustrações.

Iconografua / Dingbat Variable Font

Com base na estética do logotipo da Tilix, desenvolvemos um extenso conjunto iconográfico para acompanhar todos os esforços da marca que precisassem de algum tipo de ícone de suporte, fosse para o próprio aplicativo e todas as outras plataformas digitais. Para aprimorar a experiência da equipe de design da Tilix ao usar os ícones – nós os desenvolvemos no aplicativo Glyphs para que o resultado fosse uma fonte dingbat, que permitia controlar a iconografia em tamanho de ponto, além de controle de peso por meio de uma fonte variável que variava de leve a negrito .

Linguagem da Ilustração
Para acompanhar a direção de fotografia da Tilix criamos uma linguagem de ilustração que ao mesmo tempo fosse emparelhada com a fotografia e fosse usada sozinha para diversos fins – a intenção era retratar uma sensação feita à mão para distanciar a Tilix das ilustrações baseadas em geometria comuns que muitas marcas do setor usam . Quando animadas, essas ilustrações também seriam retratadas de uma maneira que as diferiria dos gráficos em movimento altamente polidos usando stop-motion como movimentos quadro a quadro.
Team
Design Direction: Rodrigo Francisco
Research & Strategy: Luís Feitoza
Design Development: Rodrigo Francisco, Felipe Carneiro, Luiz Feitoza, Eduardo França, Caio Kondo
Illustration: Verônica Sauthier
Photography: ODE Studio
Tilix: Team Bruno Stersa, Gustavo Sardinha, Fernanda Santana, Everson Magalhães