Academia Internacional de Coaching



2015

Nosso trabalho

• Pesquisa
• Diagnóstico
• Reconhecimento de público
• Estratégia
• DNA de marca
• Identidade
• Implementação
• Inbound Marketing
• Planejamento de comunicação
• Gestão de ativos da marca
• Curadoria de Conteúdo
• Tom de voz
• Manutenção
• Implementação

O problema

O desafio, ou o objetivo deste projeto consiste em uma evolução natural onde várias empresas se renovam: O reposicionamento da marca através da sua identidade para melhorar a percepção do segmento. Nosso intuito foi criar a imagem de uma instituição de respeito, confiável, transformadora e que transmitisse todo o aspecto/potencial internacional da Academia.

Fizemos uma longa imersão para entender este mercado e suas diferentes percepções para atender todos as finalidades do projeto. Geramos, deste processo de imersão, um diagnóstico estratégico que avaliou diferentes problemáticas (nome, ferramentas de venda, processo de experiência do aluno, experiência e processo do coaching), diversas oportunidades e vários contextos dentro deste nicho de mercado.

A Academia Internacional de Coaching é uma instituição que realiza cursos de formação em coaching internacionalmente. A Academia acredita que potencializando pessoas, melhoramos o mundo. Trouxemos para a sua identidade a metáfora de um time de vencedores que se transformaram através de inspiração, conhecimento e atitude.

Sendo um nicho aparentemente “novo” no brasil, o termo “coaching” para designar profissões e profissionais é frequentemente banalizado;

 

Para distanciar dessa banalização afirmamos visualmente o conjunto conhecimento/profissionais da academia com uma imagem de instituição consolidada. Nossa principal referência semântica foram as universidades norte americanas.

Organizamos, assim como uma arquitetura de marcas, as etapas de formação dos cursos, facilitando a compreensão do processo de formação já que, sem uma identidade unificada, as formações pareciam cursos distintos e não um processo de graduação.

Um importante alicerce que fundamentou a criação da identidade foi a representação de uma instituição de ensino internacional que ultrapassasse as barreiras físicas (características culturais de uma só região) com uma boa percepção positiva independente de onde a academia for atuar. A partir desta linha de pensamento fizemos escolhas semânticas que aliados a uma boa estética e design, representassem ensino, sabedoria, equipe, escola, liberdade. Nossa principal referência: A estética grega.

Entendemos o coaching e todos os desafios que a nova identidade precisava responder. Desenhamos então uma nova marca, com base em uma profunda reflexão sobre o processo e resultado do coaching: Conhecimento, superação, luta, vitória. Destas palavras, referenciamos estes atributos com algumas metáforas e repertórios visuais para criar uma identidade ampla, expansível e posicionada na mente das pessoas como uma escola internacional transformadora.

Um dos passos do nosso Workflow é a ativação da marca e neste projeto contamos com um processo amplo para fortalecer o novo posicionamento da academia. Temos trabalhado gradualmente no processo de conhecimento de marca (brand awareness) desenvolvendo novas ferramentas, expandindo sua identidade e garantindo uma comunicação coesa com o DNA da Academia. Dentre os diversos pontos de contato, o marketing digital tem sido um base dominante para criar o conhecimento da marca internacionalmente. Estamos trabalhando junto da Academia em sua atuação nas redes sociais, e com as decisões estratégicas tomadas o engajamento da marca cresceu em 485% desde que começamos o processo de ativação. Resultado este que mostra de forma analítica o resultado de uma nova percepção de marca.